O Poder das Bibliotecas Não-Lidas

Sempre trabalhei cercado de livros. Confesso que sentia um prazer vibrante, ao me achar em meio a uma pomposa biblioteca. Meu sonho, aliás, era ter uma daquelas vastas estantes lado a lado, que exigem uma escadinha para alcançar os volumes lá do alto, como nos filmes.

Ao longo dos anos, vim comprando e acumulando conhecimento, como naquele famoso número 202 da "Avenue des Champs-Élysées", onde vivia o pitoresco Jacinto de "As Cidades e as Serras".

"Solitários, aos pares, em pacotes, dentro de caixas, franzinos, gordos e repletos de autoridade […] torrencialmente, invadiam por todas as largas portas a Biblioteca…" Ao menos estrategicamente posicionados, assim eram os livros, nos muito mais humildes cômodos de estudos e trabalho, ao longo dos meus anos.

Nem preciso dizer que sempre acumulei muito mais do que li. Afinal, só Pontes de Miranda, que não foi deste mundo, daria cabo deles. Eu? Era só um apreciador dos livros, um entusiasta daquele saber secular, escondido nas milhares de páginas que me cercavam.

Aí você me pergunta: qual é o valor de uma biblioteca não lida?

Imenso!

Ela é o ambiente que simboliza a busca incessante por crescimento. Sua presença tem o poder de motivar e inspirar. A biblioteca não lida preenche o espaço de erudição, de potencial e de possibilidades. Entende?

Ela desafia-nos a questionar, a aprender e a crescer, mesmo antes de termos lido uma única página.

Precisamos de um ambiente cultivado pela presença de "bibliotecas não lidas", para influenciar positivamente a maneira como pensamos e agimos, para inspirar-nos e promover em nós a reflexão, a introspecção e o aperfeiçoamento.

Shakespeare já dizia que o mundo inteiro é um palco, e nós, meros atores; entramos e saímos de cena. Que papel você quer representar?

Encontre sua inspiração e persiga-a incansavelmente. Mesmo que não consiga ler todos os livros, adote a postura de um leitor ávido, alguém que vive cercado por uma fonte inesgotável de conhecimento. Rodeie-se de bibliotecas não lidas, de inspiração! É com dessa dedicação ao papel escolhido que você encontrará seu destino e se transformará na pessoa que aspira ser.

Anterior
Anterior

A Vitória de Ser Você

Próximo
Próximo

O Poder das Palavras: Como Usar Identidades para Aumentar sua Influência e Causar Impacto