Dica de Livro: Viktor Frankl, “Em Busca de Sentido”

Revelador e profundo, esse livro vai ensiná-lo a ser forte, ou vai mostrar-lhe que pode ser imensamente mais forte do que se imagina capaz. Seus sofrimentos cotidianos parecerão insignificantes.

Frankl revelou-me o verdadeiro sentido de liberdade, autoconsciência e responsabilidade. Para mim, a grande lição foi aprender que está em meu poder escolher a resposta a ser dada aos desafios que a Vida me antepõe. Temos liberdade de escolha, e absolutamente ninguém nos pode privar dela.

Afinal, o que é buscar o sentido da vida?

É buscar compreensão e propósito: percepção de um destino e da atitude necessária para se dirigir a ele. Qual é o nosso papel, na vida?

O sentido precisa ser descoberto; não há resposta pronta, certa e geral. Apesar disso, uma coisa é certa: entender o sentido da vida é entender que temos responsabilidade perante ela, por mais dura que seja conosco, inclusive — preste atenção! — no sofrimento e na dor. Quando entendemos isso, assumimos o controle das velas que nos conduzem ao nosso destino.

Como assumir o controle? Compreendi a importância da riqueza interior. Leitura, arte, sensibilidade apurada, cultura, amizade, amor.

Quanto mais rica for nossa vida interior, maior será a liberdade de que poderemos gozar; portanto, maior será a nossa força.

A liberdade interior é a medida de nossa força: quanto mais longe enxergarmos, mais longe poderemos ir. Assim, aprenderemos a encontrar força dentro de nós, tornando-nos menos vulneráveis.

A riqueza de nossa mente forja nossa liberdade interior.

Não importa o que esperamos da vida; mas o que a vida espera de nós.

Boa leitura!

Não procurem o sucesso. Quando o procurarem e o transformarem num alvo, mais vocês vão errar. Porque o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido; ele deve acontecer, e só tem lugar como efeito colateral de uma dedicação pessoal auma causa maior do que apessoa, ou como subproduto da rendição pessoal a outro ser. A felicidade deve acontecer naturalmente, e o mesmo ocorre com o sucesso; vocês precisam deixá-lo acontecer não se preocupando com ele. Quero que vocês escutem o que sua consciência diz que devem fazer e coloquem-no em prática da melhor maneira possível. E então vocês verão que a longo prazo — estou dizendo: a longo — o sucesso vai persegui-los, precisamente porque vocês esqueceram de pensar nele.

Anterior
Anterior

Dica de Livro: Stephen King, “Sobre a Escrita”: A Arte em Memórias